Entrevista do Prof. Dr. Valdeci dos Santos

Por Nicholas Maciel Merlone

1 - Fale-nos sobre sua trajetória profissional, sua história, sua experiência de vida.



A respeito da trajetória profissional, minha primeira formação foi no curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Londrina/PA, nos idos dos anos de 1973, e isto permitiu carregar, mais tarde, para a magistratura conhecimentos importantes, adquiridos no referido curso. Logo após, transferir-me para São Paulo, onde exerci cargo de economista e auditor fiscal por um período de 16 (dezesseis) anos. Em seguida, colei grau na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, algum tempo depois, ingressei na carreira de Procurador do Município de São Paulo, tendo atuado na Procuradoria de Pessoal. Na sequência, atuei por dois anos na Procuradoria de Ações Tributárias. Ato contínuo, fui aprovado no concurso de juiz federal substituto, tendo judicado na Execução Fiscal em São Paulo e nas Subseções de Marília, Franca, Ribeirão Preto e de Campinas, nas quais ocupei o cargo de diretor de Subseção e logo em seguida fui promovido a juiz federal. Na condição de juiz federal, titularizei nas segunda e quinta varas federais de Campinas/SP. Passei a ser convocado para substituições em vários gabinetes deste Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Atuei, ainda, como Vice-Diretor da Diretoria do Foro Federal de São Paulo na gestão da Drª Giselle França. Sou professor universitário na disciplina de Direito Constitucional e acabo de publicar uma Constituição Federal Anotada. Também tenho publicados livros sobre Teria Geral de Processo, Manual de Direito Tributário e um Ensaio sobre Diplomacia, enfocando a vida e obra de Joaquim Nabuco. Sobre a minha história, sou de uma família de agricultores, porém meus pais jamais descuraram da educação dos filhos. Sou casado com Vera Lúcia e temos 3 filhos (Vanessa, Valéria e Vinícius) e 2 dois netos (Mateus, com 10 anos, e Helena, com 4 anos). Minha primeira filha é jornalista; a segunda, psicóloga e; o terceiro, engenheiro na área executiva.

2 - Por que motivo escolheu a magistratura?

Por vocação, não saberia fazer outra coisa.

3 - Conte-nos sobre suas obras, em específico, sobre a Constituição Anotada.


A última Obra publicada foi a já mencionada Constituição Federal Anotada, porque há uma carência de obras atualizadas desta disciplina, portanto, espero oferecer alguma contribuição a esse segmento tão extraordinário.

4 - O que esperar da magistratura para o restante de 2024 e para os próximos anos? Quais os desafios?

Mais respeito. Enfrentar com seriedade estes tempos bicudos.

5 - Que dicas daria para um jovem, que pretende ingressar na magistratura?

Estude, estude, estude.

6 - Que sugestões ofertaria a um jovem, que deseja se especializar em Constitucional?

Tratar com respeito e carinho especial a disciplina, bem como colocar no coração que está estudando uma das disciplinas mais candentes do Direito atual.

Adquira o seu exemplar da Constituição Anotada aqui.

Comentários