Renata Soltanovitch - Entrevista para o Blog da Letras Jurídicas

Entrevista de  Renata Soltanovitch por Nicholas Maciel Merlone.


1 - Conte-nos um pouco da sua história, de sua trajetória. Sobre suas carreiras jurídica e como escritora. 


Sou formada desde final de 1995 e sempre gostei de ler e escrever. Fiz cursos de atualização, especialização e mestrado. Sendo que dos dois últimos cursos, publiquei os livros “Direito autoral e a tutela de urgência na proteção da obra psicografada” e “Responsabilidade processual”.


2 - O que te motivou a advogar? 


Sinceramente, nunca pesei em seguir outra profissão que não fosse esta. A faculdade de direito sempre foi minha única opção. 


3 - Fale-nos um pouco sobre suas obras. 


O livro “A tutela de urgência na proteção da obra psicografada” e “Responsabilidade processual”, são resultado dos cursos que fiz e aproveitei a necessidade de entregar o TCC para publicar as dissertações. Já os livros que tratam sobre a ética na advocacia, decidi aproveitar os anos que atuei no Tribunal de Ética da OABSP para lançar, em carreira solo, o livro “Desmistificando o processo administrativo ético disciplinar”.


4 - O que esperar da advocacia para o restante de 2024? Quais os maiores desafios? 


Não penso em “restante” do ano, pois para mim, é sempre uma continuidade. Os projetos não iniciam no próximo ano ou no próximo semestre. O projeto simplesmente se inicia na medida em que ele é criado. O próximo livro inicia quando a ideia é criada. Ele é um movimento em si. 


5 - Que recado e sugestão você daria para um jovem que está iniciando a advocacia?


Estude, faça cursos, assista palestras. A OAB e a Esa dão muita oportunidade de aprendizado, a custo zero. Aproveite as oportunidades oferecidas e nunca deixe de lado a Ética Profissional.


Comentários