Entrevista | Alexandre Motta

 Alexandre Motta

O fato de que poucos profissionais e escritórios entendem o que é o marketing jurídico real e de como as possibilidades trabalhadas corretamente podem mudar a vida dos sócios.


  1. Conte-nos um pouco da sua história, de sua trajetória. Sou formado em marketing e fui contratado em 1997 para ser a pessoa de comunicação de um escritório jurídico. Cresci o escritório de 9 para 60 pessoas em 2 anos e isso me trouxe um conhecimento raro em marketing jurídico. Em 2002 saí do escritório para abrir o Grupo Inrise e estamos há quase 22 anos ajudando os escritórios a crescer eticamente através do marketing jurídico completo, sempre dentro dos parâmetros do Código de Ética e Provimento 205/21.

  2. O que te motivou a empreender com Marketing Jurídico? O fato de que poucos profissionais e escritórios entendem o que é o marketing jurídico real e de como as possibilidades trabalhadas corretamente podem mudar a vida dos sócios.

  3. Fale-nos um pouco sobre suas obras.

    Já escrevi 4 livros como autor (“Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda”, “O Guia Definitivo do Marketing Jurídico”, "Marketing Jurídico - Migalhas" e “O Novo Marketing Jurídico”) e mais cinco livros como coautor ("Advocacia 4.0", "Marketing Jurídico - A Estratégia da Diferenciação", "Guia de Utilização das Redes Sociais pela Advocacia", "Manual de Coaching para Advogados" e “Marketing Jurídico de A a Z”). Todos têm o cunho de ajudar e ensinar o advogado a fazer marketing da maneira correta.
  4. O que esperar do marketing jurídico para 2024? Que mais e mais advogados comecem a entender que o único marketing que realmente dá resultado é o marketing jurídico completo e pensado. Com o número de “aventureiros” sem conhecimento proliferando a cada minuto para ganhar dinheiro fácil dos advogados, isso é essencial crivar os bons profissionais dos picaretas de plantão.

  5. Que recado e sugestão você daria para um jovem que está iniciando seus trabalhos no marketing jurídico? Que ele entenda que marketing jurídico se faz de rotinas pensadas exclusivamente para aquele advogado. Nas ações isoladas, não há fórmulas mágicas, mas sim o marketing completo envolvendo todas as etapas de estruturação, prospecção ética e potencialização e crescimento.


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Entrevistador: Nicholas Maciel Merlone.

Sp. 15 março / 2024.

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