Entrevista | Marco Antonio Azkoul

Marco Antonio Azkoul O ser humano tem que ter o ideal forte do bem, caráter e personalidade forte para não ser  facilmente corrompido com ou sem diplomas.




1. Conte-nos um pouco da sua história, de sua trajetória. Sobre suas carreiras jurídica, acadêmica e como escritor.


Sou nascido em São Paulo, delegado de Polícia Civil titular de 1a classe da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, jornalista, músico, professor e escritor. Fui o idealizador da Delegacia de Polícia Itinerante (1995), projeto que inspirou a Justiça Itinerante. Além disso, sou mestre e doutor em Direito pela PUC/SP, pós-doutor pesquisador cientista da Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal), especialista em Direito Constitucional e há décadas venho defendendo o equilíbrio ecológico sustentável. E também sou membro do conselho editorial da Editora Letras Jurídicas.


  1. O que te motivou a escrever a sua obra Cognoscere? Fale-nos um pouco sobre sua obra e sua importância.

    O que me motivou escrever Cognoscere
    foi a total falta de formação de caráter e personalidade no programa pedagógico escolar em todos os níveis, até pelos pais dos alunos e nas escolas, bem como nas relações sociais. As escolas só dão instruções, graduação, pós-graduação. Caráter bem como personalidade não tem nada a ver com religião e nem diplomas . Elas se formam através das antigas Escolas Gregas das Virtudes, onde mostro como devemos cultuá-las para o pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral da pessoa humana . Essencial à vida.

  2. O que esperar do ser humano hoje e para o futuro? Quais os maiores desafios?

    O ser humano tem que ter o ideal forte do bem, caráter e personalidade forte para não ser  facilmente corrompido com ou sem diplomas. Logo ele se tornará vítima das ardilosidades, dos vícios e das paixões ilusórias. O sistema mundial é hedonista, materialista, consumista e relativista. Casca vazia, sem essência, sem a fonte da vida. As pessoas pensam que pensam, quando na realidade foram gambeladas pelo  Inconsciente Coletivo herdado autofágico, que torna a pessoa inconsciente individualmente, caindo  nas armadilhas deste pensador manipulador. A pessoa não vive o poder do aqui e do agora. Isso porque fica na ilusão trazendo velharias do passado para o presente e projetando conflitos mentais para o futuro. O passado já foi e só serve para nos mostrar o que é errado e o futuro não existe. O que existe na realidade é o poder do aqui e do agora no mundo cotidiano em nossa volta. Esse Inconsciente Coletivo que a humanidade herdou só traz ódio, conflitos ilusórios, destruição, guerras e uma série de maus hábitos, a fazer com que a pessoa que se identificar com ela se torne inconsciente individualmente, fato este que a levará ao descalabro total. Tais como doenças físicas e mentais .

  3. Que recado e sugestão você daria para um jovem que está iniciando seus estudos espirituais, acadêmicos e jurídicos?

E a última pergunta, respondo: Conheça a verdade e a verdade o salvará, disse Jesus Cristo , baseados nas ferrenhas e Eternas Leis da Natureza. Viver o Poder do aqui e do agora e cultuar as Escolas Gregas das Virtudes no dia a dia. Todas as pessoas têm um dom inato individualmente.  Deus não se repete e fez cada pessoa dotada de um poder infinito, com um talento interior esperando ser descoberto, para torná-lo um promotor do Divino na Terra, a fim de expandir a maravilhosa criação Cósmica e  Divina de Deus. Cada um tem a sua vocação e missão espiritual do bem, amor e bondade no dia a dia.  O passado não existe e nem o futuro. E sim o Poder do Aqui e do Agora para frente e para o alto ao encontro da Luz. Basta administrar o Dia disse Jesus. Limpe o foco dos pensamentos, observe e uma nova consciência surgirá e transformará tudo em riquezas muito além dos sonhos mais promissores.


Conheça as obras do autor em nossa prateleira virtual, aqui!


Entrevistador: Nicholas Maciel Merlone.

Sp. 15 março / 2024.

Comentários